A beleza dos seus cabelos depende de você
.jpg)
A cada três meses vá a um salão de sua confiança para cortar as pontas dos cabelos. Este procedimento deve ser realizado com os cabelos secos, pois isso ajuda a manter as pontas não-abertas. E quando se fala em cortar as pontas, são as pontas mesmo. Lembre-se de que os cabelos crescem apenas 1,5 cm por mês, em média.
O retoque da tonalização dos cabelos também precisa ser feito com um profissional da sua confiança. Ele deverá retocar apenas as raízes, e não puxar para as pontas, para não danificá-las. Lembre-se de que as pontas dos cabelos são a parte mais frágil dos fios, e o excesso de química nesta parte do fio pode comprometer o seu visual e a saúde dos seus cabelos.
Finalmente, uma dica da época da vovó, mas que até hoje é usada pelas modelos. Para manter e deixar as pontas dos cabelos com movimento, basta recorrer aos bons e velhos bobs. Enrole um pouco os cabelos nos bobs e veja o efeito. Os rolinhos não estragam os fios e proporcionam cachos e ondulações com rapidez.
Ph do cabelo
Se lavarmos o cabelo com Shampoo alcalino, por exemplo, suas cutículas abrem, ele fica sem brilho, difícil de pentear e embaraçado.
Pontas duplas
Para eliminar as pontas duplas é preciso cortar, de preferência a cada dois meses, aproximadamente, dois centímetros dos cabelos.
Tipos de cabelo
Cacheados Os cabelos cacheados necessitam de hidratação constate que deixe o cabelo mais brilhante, sedoso e não muito volumosos.
SecosUma característica do cabelo seco é o fato das escamas que compõem a camada externa dos fios abrirem-se com o cabelo mais vulnerável aos agentes externos, como poluição, vento, sol e processos químicos, como as tinturas e os permanentes.
O cabelo seco tem pouca irrigação nas pontas, porém recebe irrigação concentrada na raíz, o que reduz a perda de cabelo.
Normais São macios, com produção de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo equilibrada e regular, de modo a lubrificar o cabelo da raíz às pontas. Não têm excesso de oleosidade na raiz nem pontas ressecadas. Dispensam grandes cuidados para exibir um aspecto brilhante e saudável.
OleososFicam com aspecto sujo muito rapidamente. Passar a mão nos cabelos e utilizar água muito quente durante a lavagem potencializa a oleosidade.O cabelo oleoso tende a ter a irrigação distribuída ao longo dos fios, diminuindo a irrigação na raíz, o que aumenta a perda de cabelo.
MistosPossuem características de cabelos oleosos e secos, ou seja, o couro cabeludo é oleoso e as pontas são ressecadas e às vezes duplas. É o tipo de cabelo mais comum e também o mais difícil de tratar.
Boas dicas para saúde de seus cabelos
É muito importante usar produtos de boa qualidade;
Usar xampu, condicionador e hidratante da mesma linha, pois possuem pH compatível;
Evitar os produtos 2 em 1 porque podem deixar resíduos de condicionador na raiz, o que pode trazer problemas futuros como queda e enfraquecimento do fio;
O condicionador deve ser usado no comprimento e na ponta do cabelo, nunca na raiz, mesmo sendo um cabelo seco;
Uma boa massagem, nos fios, pode proporcionar melhor resultado na hidratação dos cabelos;
Massagear o couro cabeludo enquanto espalha o xampu estimula a circulação sanguínea; faça movimentos circulares com as pontas dos dedos.
DICA DE UMA BOA HIDRATAÇÃO CASEIRA
- Babosa
- Abacate
- Mel
- Óleo de amêndoa
Como realizar a hidratação
1. Misture os ingredientes até formar uma pasta
2. Aplique o conteúdo nos fios e em seguida faça uma massagem
3. Coloque uma toca de alumínio e deixe o conteúdo agir por 25 minutos OU TOALHA QUENTE.
- Abacate
- Mel
- Óleo de amêndoa
1. Misture os ingredientes até formar uma pasta
2. Aplique o conteúdo nos fios e em seguida faça uma massagem
3. Coloque uma toca de alumínio e deixe o conteúdo agir por 25 minutos OU TOALHA QUENTE.
Observação: Não espere que seu cabelo fique totalmente danificado para hidratar, é aconselhável fazer uma hidratação profunda com produtos naturais a cada 15 dias.