
Se não estamos no comando de nossas vidas, ela está sendo guiada pelas pessoas à nossa volta. O efeito na auto-estima é devastador, a pessoa, com o tempo, deixa de acreditar que tem o poder de decisão sobre a própria vida, tornando-se uma marionete passiva, aguardando que outros a manipulem e isso é terrível, mas aos poucos estou descobrindo minhas prioridades e começando a focar em meus objetivos , e um deles é dizer "não" O “dizer não” se torna uma arte quando você consegue fazê-lo com autoconfiança, sentindo-se bem com a decisão e sabendo que a recusa foi necessária para que você continuasse em linha reta, seguindo seus objetivos é algo comum, mas algumas pessoas têm mais que outras. Aceitam tudo - caladas - apostando num mundo mais gentil e sem conflitos. O "não", nesse caso, tem o poder arrasador da agressividade que deve ser evitada a qualquer custo, mesmo que a pessoa tenha de morrer um pouco por dentro. Mas ser bonzinho o tempo todo não é vida para ninguém, tanto na esfera pessoal como profissional.
"Quando a pessoa não consegue dizer 'não', fica 'digerindo' aquilo, geralmente porque se sente culpada. Ela evita um problema hoje, mas isso pode gerar conflitos mais adiante",Um exemplo são as pessoas que aceitam tudo e, de repente, explodem, com consequências imprevisíveis. É preciso ter em mente que dizer um "não" claro, sincero e coerente com os seus sentimentos facilita que a contaparte entenda sua posição sem conflitos.
Dicas de uma novata que depois de lêr muito sobre o assunto descobriu algumas úteis
Aprenda a dizer não
É preciso ter força de vontade se a intenção é realmente mudar e aprender a usar o "não" no cotidiano.
A primeira é tentar dizer "não" em situações bem simples. Por exemplo: o namorado convida para um restaurante ; diga que não quer e prefere ir a um barzinho. Ou quando o filho pede um brinquedo diga que agora não pode e vai deixar para o anivesário. "Pense na melhor resposta para a relação, diga não às situações que julgar preciso e observe o que sente. Precisa ter a primeira vez", Depois é só treinar, como ginástica, para o "não" ganhar força e resistência.
Faça uma lista de todas as situações em que não consegue dizer "não" e colocar o sentimento recorrente em cada uma delas (medo, angustia e culpa) depois faça uma análise sobre a razão dessas reações, é simples e funciona.
Espero ter ajudado amigas
Karla Vaz